Dicas Para Cabelos Cacheados (^'^)/
Como cuidar de cabelos cacheados
Em uma época, em que, na cabeça das mulheres ter cabelo bonito significa ter cabelo liso, ou a base de químicas e muita chapinha. Como aquelas que querem assumir seus cachos vão cuidar deles da maneira correta?
COMO LAVAR?
Na hora de lavar seu cabelo, deixe primeiro cair bastante água nele, sem toca-lo, e depois com bastante delicadeza use um shampoo apropriado para cabelos de cacheados (claro, o que mais se adapta com seu cabelo), e massageie de vagar para que não estrague o formato dos cachos. E para evitar danos nas cutículas do cabelo, quando for passar o condicionador não amasse os cachos, espalhe uma camada generosa do produto por todo o cabelo, e de vagar vá desembaraçando com os dedos, assim você não desmancha os cachos e ainda hidrata eles.
COMO SECAR?
Para não desalinhar a estrutura natural dos seus fios, jamais esfregue os fios na hora de secar, isso prejudica muito os cabelos alem de armar na hora que secar. Para que o cabelo fique de uma forma desejada, pegue uma toalha e se incline, e com as mãos amasse os cachos das pontas até o couro cabeludo, e deixe-o secar naturalmente.
COMO PENTEAR?
Quando for pentear, prefira com os cabelos ainda molhados, pois todas mulheres, que tem os cabelos cacheados, sabem como o cabelo arma quando tentam pentear com ele seco. Os melhores pentes para usar, são os de madeira e de preferencia com os dentes bem largos, pois a madeira não deixa que seu cabelo fique eletrizado ou muito arrepiado, e nem deforma o formato do cacho.
E PARA FINALIZAR?
Use mousses fixadores ao invés de sprays, pois o mousse é bem mais leve e deixa um acabamento mais suave do que o sprays, que deixa um aspecto pesado nos fios.
11 medidas para ter um cabelo crespo de dar inveja
Se antes eles davam o maior trabalhão para cuidar, hoje, com uma série de novos produtos no mercado e com a valorização do estilo mais natural dos fios, os cabelos crespos fazem o maior sucesso.
Mas para ter um estilo autêntico e uma cabeleira de causar inveja, não basta assumir os fios crespos e sair desfilando por aí. Para que eles fiquem bonitos e com aparência saudável, é preciso manter uma série de cuidados que vão desde a lavagem até a hidratação e são essenciais para deixá-los saudáveis e sedosos. "Como nascem espiralados desde a raiz, os cabelos crespos são naturalmente mais opacos e ressecados, já que a distribuição da oleosidade natural do couro cabeludo ao longo dos fios é mais difícil. Além disso, têm excesso de volume e são mais difíceis de pentear, dificultando a definição dos cachos. Por isso, mantê-los bem lavados e hidratados é fundamental para que não fiquem armados e sem vida", explica o hair stylist Félix Filho, do salão Honma Tokyo.
Hidratação profunda
Os cabelos crespos devem ser hidratados semanalmente. Aposte nos produtos à base de mameleuca ou derivados de silicone, colágeno e de elastina, proteínas, óleos e extratos vegetais, ceramidas e vitamina E, que repõem nutrientes e ajudam a unir as pontas duplas.
Beleza que vem do prato
Mantenha uma dieta equilibrada com muitas proteínas, vegetais frescos e água, para manter a vitalidade dos fios de cabelo. "Uma boa opção é investir, sem exagerar na dose, em frutas como o abacate, que são mais gordurosos e ajudam a manter a oleosidade dos fios", explica Felix.
Tesoura neles
Um bom corte é uma das principais armas contra o volume dos fios. No caso dos cabelos crespos, ele ajuda a remover as pontas ressecadas e manter o penteado em dia. "Cada cabeleireiro tem sua técnica, mas todos concordam que o corte reto deve ser evitado. Com o cabelo todo no mesmo comprimento, o volume acumula-se nas pontas. O resultado é um corte triangular, com pouco volume na raiz e muito nas extremidades", explica Félix Filho.
Pintar pode?
Nem toda tintura e tonalizante ressecam os cabelos crespos. Produtos de boa qualidade, por exemplo, até ajudam a deixá-los mais hidratados. "Esses produtos já vêem com hidratante e outras substâncias que deixam o cabelo mais macio e brilhoso", explica o hair stylist.
Temperatura ambiente na cabeça
Lave os fios utilizando apenas água morna, pois a água muito quente resseca ainda mais os fios. "O segredo para deixar o cabelo crespo bonito e saudável é hidratação. Não vai adiantar nada usar um bom creme e produtos adequados se você lavar com água quente. O s fios não vão e responder ao tratamento", explica.
Massagem que traz brilho e maciez
Massageie o couro cabeludo durante a lavagem. Além de proporcionar uma melhor higienização dos fios, a massagem estimula a produção de sebo capilar que protege os cabelos.
Produtos para cabelos crespos
Na hora da lavagem, o ideal é investir no xampu sem sal, específico para esse tipo de cabelo. Os cabelos submetidos a processos químicos podem utilizar uma linha de manutenção própria para fios crespos à base de óleo essencial de melaleuca que, além de ser um anti-séptico natural, restaura e equilibra a oleosidade dos cabelos.
Condicionador
O uso do condicionador é essencial, pois hidrata e anula a tensão eletrostática dos fios, que deixa os cabelos arrepiados quando secos. Utilizar o produto condicionante que compõe o kit específico de xampu sem sal é a maneira mais eficaz para manter a beleza dos cabelos.
Hora de pentear
Depois de lavar e enxaguar os fios, use um pente de dentes largos para desembaraçar, depois aplique o Leave-in (creme sem enxágüe). Evite penteá-los a seco.
Procure penteá-los quando ainda estiverem úmidos, para manter sua estrutura intacta. Desembarace-os cuidadosamente, iniciando sempre das pontas até a raiz: "os dentes largos ajudam a evitar que os fios se quebrem e ajudam a manter a eletricidade dos fios", explica Félix Filho.
Modele as madeixas
Após aplicar o creme de pentear nos fios, deixe-os secar naturalmente e então, utilize produtos complementares como um gel hidratante e spray intensificador de brilho para ajudar a prevenir o ressecamento. "São produtos que protegem do ressecamento provocado pelas agressões do meio ambiente (vento, sol, etc.) e ajudam a reduzir o volume e a modelar", continua.
Sem arrepios
Depois de secos e modelados, podem restar alguns fios arrepiados, por isso, use finalizadores como pomadas, ceras ou silicone para baixar o frizz. "Basta espalhar uma pequena dose do produto nas palmas das mãos e distribuir nos fios. Os movimentos devem ser suaves do comprimento em direção às pontas", diz Félix Filho.
20 dicas para Cabelos cacheados e ondulados
Só quem tem os cabelos cacheados sabe o drama que vive, pois as onduladas podem acordar um dia com o cabelo meio liso e, no dia seguinte, se surpreender com cachos e mais cachos. E pior: tem ainda aqueles dias em que nem cacheado e nem liso o cabelo fica!
Os cabelos crespos são mais ressecados do que os lisos, porque os cachos impedem que a oleosidade produzida pelo couro cabeludo deslize sobre o fio.A única maneira de compensar essa falta de proteção natural é investindo em xampus e condicionadores específicos. Esses produtos vêm carregados de agentes hidratantes e reconstrutores, como queratina, vitaminas e óleos vegetais.
Pensando nisso preparamos para você 20 dicas que vão lhe ajudar no dia a adia a cuidar dos seus cabelos.
1 - Lave-os utilizando apenas água morna, pois a água muito quente resseca ainda mais os fios.
2 - Quando o cabelo não tem movimento, técnicas como o relaxamento (espécie de alisamento) e até o permanente, que constrói cachos, dão forma aos fios.
3 - Massageie o couro cabeludo durante a lavagem, para estimular a produção de sebo protetor nos cabelos.
4 - Com os cabelos ainda molhados, aplique, em pequenas quantidades, o creme para pentear nas mãos e espalhe pelos fios na quantidade necessária.
5 - Ao longo do dia, se sentir necessidade, aplique pequenas quantidades do creme para pentear. "Deve-se tomar o cuidado de não utilizar uma quantidade excessiva, o que deixaria os fios opacos e sem movimento".
6 - Evite penteá-los a seco. Procure penteá-los quando ainda estiverem úmidos, para manter sua estrutura intacta.
7 - Desembarace-os cuidadosamente, iniciando sempre das pontas até a raiz.
8 - Utilize máscaras hidratantes de tratamento intensivo de acordo com a necessidade, em casa ou no salão.
9 - Corte periodicamente os cabelos, para evitar o ressecamento dos fios e controlar os cachos.
10 - Parece pouco higiênico, mas a verdade é que os cabelos cacheados devem ser lavados de 2 a 3 vezes por semana, no máximo.
11 - Uma dica importa se possível usar pentes de madeira, para evitar que os fios se quebrem.
12 - Use e abuse de shampoos e condicionadores anti-frizz. Além de domar aqueles fiozinhos rebeldes que acabam com nosso visual, os anti-frizz alisam a cabeleira.
13 - para evitar fios arrepiados e armados é o de manter escovas, pentes e dedos longe dos cachos quando estiverem secos. O atrito entre os fios gera eletricidade. Isso faz com que os cabelos armem e arrepiem.
14 - Para pentear os cabelos ao acordar, uma dica dos cabeleireiros é borrifar os cachos com água e modelá-los com as mãos.
15 - A permanente é indicada para cabelos excessivamente crespos – quase grudados no couro cabeludo – porque cria cachos maiores, mais definidos e soltos.
16 - A cada três meses, cortar as pontas é compromisso inadiável. O fio crespo é mais frágil e quebra com maior facilidade.
17 - Evite xampus e condicionadores indicados para cabelos finos: Eles vão aumentar o volume ,por isso prefira os indicados para cabelos normais ou para dar efeito liso.
18 - Evite xampus espumantes: Esses produtos contêm em sua fórmula substâncias que deixam os fios muito leves e conseqüentemente mais frisados.
19 - Faça tranças frouxas: Faça uma de cada lado da cabeça antes de dormir,solte pela manhã e aplique um nos fios,outro truque é fazer várias mechas torcidas com os cabelos ainda úmidos e deixar secar naturalmente,depois misture os fios.
20 - Mantenha seus cabelos brilhantes: Aplique um spray de brilho nos fios a uma distância de 20 cm da cabeça.Outra dica é esquentar uma gota de sérum ou reparador de pontas na palma das mãos e passar no comprimento dos fios.
Cachos disciplinados: o segredo está no jeito de lavar, hidratar e secar
Conversamos com Adriana de Bossens, maquiadora e hairstylist de celebridades, que ensina tudo para manter os cachos disciplinados. Ela conta que o segredo está no jeito de lavar, hidratar, secar e finalizar os fios. Confira as dicas:
Lavar
• Prefira xampu sem sal, que tem mais benefícios para os fios, se comparado ao comum.
• É sempre importante lavar o couro cabeludo com cuidado, sem arranhar: isso ativa a região e os bulbos capilares.
• Se houver necessidade, duas vezes por semana é recomendável usar o condicionador.
• “Já a máscara, para o cabelo cacheado e afro, é indicada apenas uma vez na semana e só se os cabelos estiverem ressecados”, alerta.
Pentear
• Use pente, de preferência o de dentes largos, para evitar que os fios quebrem e caiam.
• “O pente dá maior mobilidade na hora de pentear o cabelo. O fio molhado é mais fácil para desembaraçar. Portanto, faça isso durante o banho”, ensina a especialista.
Secar
• Seque sempre com um pano (pode ser uma camiseta velha de malha), fazendo movimentos de baixo para cima.
• Se preferir o secador, use-o com o difusor para modelar ainda mais os cachos.
Finalizar
• A especialista recomenda o uso de leave-in, modelador e até ativador de cachos. “Eles dão um toque especial”, diz.
• Outro truque que ela dá é usar o difusor antes do babyliss, que disciplina e define os fios.
• Para ter um resultado ainda melhor, atenção ao tamanho do babyliss: veja se ele está de acordo com o tamanho do seu cacho.
4 segredos dos cachos perfeitos
• Use protetor solar para cabelos cacheados: isso ajuda a manter a cor dos fios.
• Hidrate sempre os cabelos para mantê-los saudáveis, brilhantes e macios.
• Nunca durma com cabelos molhados.
• Lave os fios em dias alternados.
Aprenda a definir os cachos e pare de sonhar com alisantes
Assuma o seu tipo de cabelo com o creme, o corte e os aparelhos certos para modelar
Ressecados, de corte difícil e trabalhosos no dia a dia. As queixas para os cabelos cacheados são muitas e até desanimam quem gosta de manter a aparência impecável. As ondas dificultam a chegada da oleosidade natural até as pontas, comprometendo a forma dos cachos e até a saúde dos fios. Mas tem como dar um jeito nisso sem precisar ir ao salão uma vez por semana ou pedir socorro aos alisantes para ganhar praticidade. Veja as dicas dos especialistas para sair do sufoco.
1. Jogue fora a escova
Se você quer preservar seus cachos definidos, esqueça a escova e deixe o pente de lado de vez em quando - os dedos podem desembaraçar os fios, sem danificá-los, de acordo com o cabeleireiro Rafael Trindade, especialista em cabelos cacheados do salão Red Door. Na hora do banho, no entanto, um pente de dentes largos resolve grande parte dos seus problemas: após aplicar o condicionador ou durante a hidratação, passe o pente em todo o comprimento, desembaraçando as mechas com cuidado. "Como os fios estão maleáveis, não se quebram com facilidade", explica o cabeleireiro Fernando Paolo, mestre dos cachos no Studio Fernando Fernandes, em São Paulo. Para ajeitar os fios depois de secos, ele também recomenda somente os dedos
2. Gaste mais com xampu sem sal
No rótulo, ele aparece como lauril sulfato de sódio (ou LSS) e costuma ser condenado para todos os tipos de cabelo. Na prática, é o famoso "sal", que tira o brilho dos fios e aumenta a elasticidade deles. O uso periódico de xampus sem LSS promove uma limpeza mais profunda dos cabelos, retirando restos de outras lavagens sem agredir os fios - como faz o xampu anti-resíduos. Isso acaba com o aspecto pesado e deixa os cachos mais maleáveis, sem a necessidade do pente. O LSS é usado para fazer mais espuma durante a lavagem - sinal fácil de identificar caso você tenha passado batido pelo rótulo.
3. Escolha bem o creme para pentear
Os cremes para pentear dão fim no aspecto revolto dos cachos, além de compensar a falta de hidratação. Lúcia Santana, coordenadora técnica do Instituto Beleza Natural, no Rio de Janeiro, conta que o segredo para tirar proveito desse cosmético é dosar bem a quantidade. Não adianta empapar os fios ou eles vão ficar sem movimento e com aparência suja. Princípios ativos oleosos, como a macadâmia, são os mais indicados para quem busca efeito hidratante imediato. Também é indicado que seu kit contenha fator de proteção solar, evitando o ressecamento e as queimaduras de sol.
O modo de aplicação do creme também influencia no resultado: para que o produto não se acumule numa região, jogue todos os fios para a frente e espalhe o creme nas mãos, aplicando do comprimento em direção às pontas. Depois, seque com o difusor ou, se preferir, tire o excesso de água com uma toalha, sem torcer os fios.
4. Tenha um difusor por perto
O difusor deixa os cachos menos volumosos e mais definidos. Para que o tratamento funcione, encaixe o acessório no secador em velocidade mínima e temperatura máxima. "O vento é um dos elementos que dá volume aos fios. Se a velocidade está no mínimo, eles secarão somente com o calor", explica Rafael. Antes de usar o aparelho, no entanto, passe um finalizador no cabelo ainda molhado. "O Ideal é alternar a secagem em vários ângulos, até colocando os cachos dentro do difusor, caso o seu tenha dentes grandes. O resultado fica mais natural".
5. Recorra ao babyliss
Às vezes o cabelo não tem peso ou comprimento o bastante para cachear ? normalmente, é uma mecha pequena no topo da cabeça ou na franja o motivo de descontentamento. Nessa situação, o babyliss resolve o caso em poucos minutos. Prefira os de cerâmica, que agridem menos os fios quando comparados aos de metal. "Mas o calor do babyliss pode queimar o cabelo. Por isso, prefira corrigir os fios rebeldes, no dia a dia, usando o dedo em vez do aparelho", ensina Rafael. Basta enrolar o cabelo nos dedos, segurar um pouco e soltar. Deixe o babyliss somente para ocasiões especiais.
6. Faça um compromisso com a hidratação
Tratamento coringa, a hidratação vai ajudar você a conseguir cachos mais macios e brilhantes. Cabelos finos pedem cremes mais fluidos, extraídos de óleos vegetais, como o que vem da amêndoa. Os fios mais grossos, por serem mais pesados, podem apostar em cremes mais consistentes e densos. E espalhe a máscara com os dedos, passando a mão várias vezes pelo cabelo: isso aquece os fios, que abrem as cutículas e permitem que o produto penetre melhor nas fibras capilares.
7. Só permita cortes repicados
Cabelos cacheados não precisam de cortes retos, que aumentam demais o volume e tiram a definição dos cachos. O desfiado é outra bola fora, porque tira o peso das pontas, necessário para dar forma aos anéis. Repicados resolvem os dois problemas ao mesmo tempo, definindo os cachos e reduzindo o volume, sem tirar tanto o peso.
Cachos perfeitos e sedutores
Mudar o visual é sempre uma atitude ousada, mas necessária. Apesar da dominação dos cabelos lisos, os cachos podem tornar o seu rosto sensual, além de facilitar o dia-a-dia.
Mas, agora vem a parte mais difícil, como obter cachos perfeitos? Bom, não importa qual o seu tipo de cabelo, mas, sim, como você cuida e modela os fios. Bons produtos e o seu toque especial farão toda a diferença.
Passo- a-passo:
1- Lave o cabelo sem exagerar no condicionador. Se os cabelos forem oleosos, use um xampu anti-resíduo;
2- Sem exceção, todos os tipos de cabelos devem começar com uma escova lisa; use uma escova grande para estimular o cabelo da raiz até a ponta;
3- Divida o cabelo em mechas finas;
4- Enrole as pontas em uma escova pequena e comece a modelar. Quando o cabelo deslizar com facilidade, significa que está firme e perfeito;
5- Para dar aquele ar natural, use o ar frio do secador.
Pronto, seus cachos ficarão soltos, modernos e transbordarão sensualidade. Uma outra dica bem legal é utilizar escovas com cerdas de javali que, pelo movimento do pentear, trazem a oleosidade natural da raiz para os fios, realçando o brilho das madeixas
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário